/*cookies*/ /*em personalizar-avançadas-css tem mais partes. Bolachas/

sábado, 17 de março de 2018

App: Calm Harm

Olá brilhantes e brilhantinas!
Quero apresentar-vos uma app que instalei há vários meses: Calm Harm.


Como é possível perceber pelo nome, a aplicação Calm Harm (em português a tradução não é clara mas seria algo como "acalmar ferimentos") visa dar apoio a jovens que sentem vontade de fazer/fazem mal a si próprios de diversas maneiras, nomeadamente infligir-se propositadamente ou praticar automutilação. Muitos destes jovens sofrem de problemas sérios, como, por exemplo, a depressão. Estas pessoas necessitam de ajuda exterior e profissional, mas grande parte não busca por apoio (ou é impossibilitada de o ter); isola-se cada vez mais e perde o rumo. Em casos extremos, estes indivíduos podem até cometer suícidio.


____________________________________________________________________



Em que consiste "Calm Harm" e como funciona?

A aplicação procura ir ao encontro de quem precisa, de maneira muito simples, e ajudá-las a controlar essas vontades de se autoinfligir. Pretende prevenir/evitar com que continuem a fazer-se mal. E fá-lo propondo diversos desafios, uns mais simples e outros mais complexos (há sessões de 5 e 15 minutos) para que o usuário consiga abstrair-se minimamente desses pensamentos prejudiciais. Caso a vontade persista, é sugerido que se continue a realizar os desafios propostos - o utilizador pode escolhê-los cuidadosamente ou aleatoriamente.


 Ao concluir a instalação, é possível adicionar uma palavra-passe de entrada só para a aplicação (pode-se alterar ou excluir depois) e deparamo-nos com algumas questões que, se necessário, serão usadas em estatísticas e estudos fidedignos (há a opção de não responder).
O formato é simples, de muito fácil utilização, minimalista e personalizável (alusivamente a cores e ilustrações gerais). A linguagem, por enquanto, restringe-se ao inglês.


 Visto que nem toda a gente é igual, há variadas opções e cada um deve procurar aquilo a que melhor se adapta a si. Dependendo daquilo que se está a sentir no momento, existem vários temas disponíveis. Cada tema tem as suas próprias atividades. Há, assim, soluções diferentes para problemas diferentes. Por exemplo, se estiver com demasiado stress ou ansiedade, deve selecionar-se uma secção que abranja esse problema. Para além disto tudo, há um tópico nas definições que diz: "Help me" (Ajude-me), e de acordo com a ajuda pretendida, há textos breves que incluem sugestões de links e contactos oficiais de apoio.


Penso que aquilo que a aplicação pretende com as atividades é mudar o foco do pensamento da pessoa, ou transportá-lo para o desafio proposto. Desta forma, em vez de se pensar em magoar o nosso corpo, pensa-se em cumprir o objetivo sugerido (que supostamente nos vai acalmar e talvez até motivar a dar os próximos passos).


____________________________________________________________________


Porque decidi instalar esta aplicação? 

Afinal, o que me levou a instalar esta app? Em grande parte, foi a curiosidade, queria saber que tipo de ajuda se poderia obter facilmente por este tipo de meio. Conheci, ao longo da vida, algumas pessoas que tentam escapar ao sofrimento desta maneira. Hoje em dia, perdemos contacto, não faço ideia como estão as suas vidas neste momento, espero, do fundo do coração, que tenham superado todas as dificuldades que enfrentavam. Pensei que, se um dia me deparasse com alguém em situações parecidas, ou se reencontrasse esses meus amigos, poderia ajudá-los. Contudo... Não foi só isso. De facto, as minhas razões não se limitam a isso. Houve outros motivos por trás... Esta parte da postagem vai ser de caráter 100% pessoal.

Eu, pessoalmente, nunca me cortei com intenções disso, mas já tive pensamentos semelhantes (que felizmente consegui controlar).
Por outro lado, apesar de nunca ter agarrado numa faca ou outro objeto cortante e cometer tais ações, eu faço muito mal a mim própria, não só por dentro como também por fora.
Percebi que me causo dores de diferentes maneiras, e, na maioria das vezes, sem sequer estar consciente disso. Procurei informar-me sobre outras formas de "self-harm", mas não encontrei nada ao qual me pudesse identificar.

Não tenho a certeza se será o mesmo tipo de problema, provavelmente não, mas vou contar-vos. As minhas mãos costumam ter a zona das unhas em sangue, com feridas (às vezes arranco demasiadas camadas de pele até parecer que está em carne-viva) - deve ser o meu maior e pior vício, que tenho tentado combater, sem grandes sucessos. Apesar de não o fazer tão frequentemente, ocasionalmente também arranco pele dos lábios até doer e sangrar, ou mordo a boca por dentro até abrir ferida e doer, ou ainda mordisco cabelos sem parar, acabo por estragar os fios e arrancar... Não só o mordiscar e afins, eu também pressiono com força zonas doridas para causar ainda mais dor...

Eu não gosto da dor, não me considero masoquista ou coisa do género. Então porque o faço? Honestamente, não sei bem.
Por vezes julgo que é para me punir e que mereço aquilo, outras é mesmo para me aliviar ou não me descontrolar. Também há momentos em que penso que ao sentir dor me sinto viva...
No entanto, como já referi, na grande maioria das vezes, estes meus atos são inconscientes e eu nem sequer me apercebo que os estou fazer, até que já está feito.


Esta foi uma das razões para eu ter decidido instalar "Calm Harm". Não me tem ajudado com estes problemas em específico porque faço-o a toda a hora e principalmente durante as aulas (onde passo todo o meu dia) - como é óbvio, não posso usar o telemóvel lá para aceder à aplicação. Ainda assim, e estou a ser honesta, tem me servido de apoio para muitas outras coisas.

Vejamos: eu não lido muito bem com stress; em determinadas alturas começo a pensar coisas muito más sobre mim e sobre as pessoas à minha volta, deixo de querer conversar/estar com outros; julgo nunca ter tido exatamente crises de pânico, mas de ansiedade não vou nem comentar; começo a desesperar e fico preocupada com coisas mínimas; os meus medos apoderam-se de mim; ... Pode concluir-se que já tenho usufruído da aplicação em vários momentos. Mesmo sem sequer realizar os desafios, vou lendo os que existem e só isso já provoca um certo efeito positivo em mim. Dá para me acalmar um pouquinho e começar a pensar com mais clareza depois.


Só por todas essas consequências benignas (ainda que sejam mínimas) que Calm Harm tem suscitado em mim, já valeu a pena ter cedido à curiosidade de a descobrir. Decidi compartilhá-la com vocês, pois acredito que possa ajudar muita gente por aí - mesmo que só um poucochinho quase nadinha -, e, a meu ver, essa pequenina ajuda será, certamente, um grande feito. Além disso, tem sugestões de atividades muito engraçadas e relaxantes! Recomendo até para quem julga não precisar de qualquer tipo de apoio, ou simplesmente queira encontrar formas interessantes de passar o tempo.



Qual é a vossa opinião?
Consideram que pode ser-vos útil?
Espero que tenham gostado e sintam-se à vontade para comentar!
Beijinhos da Ani

"Ride the Wave!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre importante! ^-^

Seguidores